Competição


O projeto Baja SAE BRASIL-PETROBRAS é uma competição entre instituições de ensino superior que desafia estudantes de engenharia a projetar e construir veículos off-road, visando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Considerado o maior evento automobilísitco acadêmico do país, a competição conta com a participação das mais renomadas instituições de ensino nacionais.

Equipe Piratas do Vale durante prova de enduro em Piracicaba, SP

Equipe Piratas do Vale durante prova de enduro em Piracicaba, SP

A disputa entre universitários simula uma situação real de desenvolvimento de um projeto de engenharia. Os participantes devem trabalhar em equipe para projetar, construir, testar, promover e competir com um veículo fora-de-estrada (off-road), de estrutura tubular em aço, capaz de transportar uma pessoa de até 1,90 m de altura e com até 113,4 kg. Sistemas como suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi devem ser desenvolvidos pelos alunos.A fabricação deve ser feita com ferramentas padrões da indústria, com pouca ou nenhuma mão de obra especializada.

Durante os quatro dias da competição, os carros são avaliados em itens como segurança, motor, conforto do operador e conformidade do projeto. São ainda analisados parâmetros como tração, manobrabilidade, aceleração e velocidade máxima. A avaliação termina com um enduro de quatro horas em uma pista de terra especialmente preparada. Os três primeiros colocados na disputa conquistam o direito de representar o Brasil na competição BAJA SAE internacional.

Anúncios



%d bloggers like this: